segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Portal Mercado Aberto RN publicou

14/09 - 14:52

Midway Mall recebe 6ª Mostra de Flores e Plantas Ornamentais do RN

Evento tem o objetivo de divulgar produção de flores do Estado.
Por
Redação (redacao@portalmercadoaberto.com.br)
A 6ª Mostra de Flores e Plantas Ornamentais do Rio Grande do Norte será realizada entre os dias 17 e 19 de setembro, das 10h às 22h, na praça central do Midway Mall. O evento contará com mais de 120 espécies cultivadas em várias regiões do estado.

Confirmam presença na mostra, além de produtores, várias floriculturas, paisagistas e decoradores. Segundo o especialista em flores tropicais da Emater-RN, engenheiro agrônomo José de Ataíde Fontes, o carro-chefe desse tipo de vegetação é o antúrio, bastante usado na decoração de interiores e em arranjos florais. Outros tipos comumente cultivados em solo potiguar são a tapeinóculos, o bastão do imperador e as folhagens. A helicônia também é uma flor tropical muito conhecida.

Os expositores da 6ª Mostra de Flores e Plantas Ornamentais do Rio Grande do Norte fazem parte do projeto de Floricultura e Plantas Medicinais do Sebrae-RN. Maria Emília Cabral, gestora do projeto, destacou que o evento não tem o objetivo de comercializar os produtos, mas de divulgar a atividade e os produtores para o público, fortalecendo essa cadeia produtiva.

A Emater-RN presta assistência técnica e consultoria aos produtores de flores tropicais no estado, cuja atuação é forte entre Goianinha e Touros. Um exemplo é a Potyflores, cooperativa de floristas do RN, com 22 produtores, fundada há oito anos.

Segundo seu presidente, Wilson Medeiros, a atividade está aos poucos saindo da fase embrionária. “Junto à Emater, o Sebrae e, mais recentemente, com o apoio da Emparn na área de pesquisa, incentivamos a vinda de novos produtores à nossa cooperativa, mostrando os benefícios da atividade, como a sustentabilidade”, disse Medeiros, profissional da contabilidade que ingressou no setor há três anos.

Os produtores abastecem o mercado local, em especial a Ceasa, que distribui o produto para floriculturas, hotéis, restaurantes e decoradores. “Estimamos que 50% da produção de flores tropicais no RN sejam utilizadas na decoração de eventos”, disse Ataíde Fontes.

Atualmente a Emater-RN presta assistência a pessoas que optaram pela floricultura como uma segunda atividade profissional, como aposentados e profissionais liberais, mas que pelo volume de cultivo são enquadradas como pequenos produtores.

Numa próxima etapa, a instituição vai trabalhar com os agricultores familiares que utilizam o Pronaf, em assentamentos e unidades isoladas. “Queremos primeiro formar novas cooperativas e repassar aos agricultores familiares conhecimentos tecnológicos de produção, que se desenvolveram bastante a partir de 2004”, comentou Fontes. Os interessados em floricultura tropical devem procurar a Emater e o Sebrae que, ao visitarem a propriedade, observam as condições de trabalho da mão-de-obra, realizam treinamentos, oficinas, cursos, dias de campo e intercâmbios.
    Por enquanto, o volume de flores produzidas no Rio Grande do Norte ainda é pequeno para suprir a demanda do mercado interno e externo, mas a ideia é incrementar o setor visando a Copa do Mundo de 2014, que terá Natal como uma das cidades-sede. O presidente da Potyflores comenta que as folhagens são bastante procuradas pelo mercado externo, como Itália e Holanda, mas a produção ainda é pequena para atender a demanda.
Fonte: www.portalmercadoaberto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário