domingo, 12 de setembro de 2010

"Poucas plantas traduzem tão bem o perfil tropical do Brasil quanto as heliconias e alpinias. Estas plantas, sempre tão exóticas e coloridas, são certamente um adereço a mais que a natureza exuberante do país do carnaval exibe com orgulho cada vez maior. Muito embora não estejam presentes apenas na América Latina, estas plantas que cada vez mais conquistam o mercado mundial de plantas ornamentais e arte floral são ainda, uma incógnita para a maior parte do mundo.
De origem tropical, elas pertencem ao gênero heliconia/ceae da família musaceae, a mesma da bananeira do Brasil.
Vagneriana
    Existem 40 espécies que se reproduzem naturalmente e a maioria na Mata Atlântica e na Amazônica.
A importância das flores tropicais nos demais estados do país e no mundo é sentida como tendência forte para o paisagismo.
     No setor de flores, tanto nacional como internacional, as heliconias e as alpinias, também estão em ascensão por causa da excentricidade, cores vibrantes, e muita durabilidade: elementos perfeitos para cair no gosto dos floristas.
     As heliconias e as alpinias vêm apresentando crescente comercialização no mercado internacional em função do aumento da área de produção nos países da América Central e América do Sul, proporcionando maior oferta do produto, conseqüentemente a sua divulgação. Os principais países produtores são a Jamaica, Estados Unidos (Hawai e Florida), Honduras, Porto Rico, Suriname e Venezuela. Existem também cultivos comerciais na Holanda, Alemanha, Dinamarca e Itália, mas sob condições protegidas que, sem dúvidas, encarecem o produto que se destina totalmente ao mercado de plantas de vaso.
     Por se tratar de uma planta de fácil manejo, bastante resistente às intempéries e de muita durabilidade após o corte, chegando a duas semanas, concluímos que se trata de um produto de ganhos bastante significativos, pois os investimentos são relativamente pequenos e com um retorno do capital num prazo bastante curto".
Ronaldo Giorchino (http://www.ubaweb.com/revista)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário